terça-feira, 29 de março de 2016

A mentalidade futebolística de hoje em dia

Manuel Fernandes na imagem. Porque é um vídeo dele o motivo de eu estar hoje a escrever sobre este assunto. A mentalidade das pessoas que vêem futebol. Analisemos então o curto clip.

Este vídeo foi publicado na página do facebook do blog "Visão de Mercado", conceituado no panorama nacional. E o vídeo mostra um lance do médio português enquanto jogador do Besiktas, em que recebe um passe difícil de um colega, consegue fazer passar a bola por cima de dois jogadores e, depois de tropeçar na bola, faz um simples movimento contraditório ao do adversário, que o tira do lance. É seguro dizer que são dois bons pormenores que resultam numa bonita saída da zona de pressão, mas o que é interessante reparar é que o vídeo não dá qualquer crédito ao que Manuel Fernandes faz depois de sair dessa situação apertada. O vídeo destaca a finta, mas não a decisão que se seguiu, que resultou num passe genial que passa entre o central e lateral adversário, criando um lance de perigo iminente para o adversário. Aliás, o vídeo acaba mesmo por cortar o seguimento da jogada, não demonstrando interesse pelo passe de Fernandes mas sim pela finta que o precedeu. Assim podemos ver a visão típica que as pessoas têm do futebol: "fintou dois jogadores, é uma grande jogada, nem interessa o que faz a seguir." É, de facto, uma grande jogada, mas sim porque Manuel Fernandes optou pela finta para depois optar pela equipa. A decisão inicial foi tomada com um primeiro intuito: sair da zona de pressão e conquistar espaço vazio. Alcançado este objetivo, Manuel Fernandes pensa "já consegui o que queria, agora vou fazer com que este lance signifique algo para a equipa." É um pensamento altamente altruísta, e é precisamente isso que torna o lance uma grande jogada. Fernandes não faz a finta para impor a sua qualidade individual sobre os adversários, ao contrário de muitos outros habilidosos, fá-lo para dar uma hipótese concreta à equipa de chegar ao golo. Messi atrai 3 adversários para criar espaço para os colegas, Ronaldo atrai 3 adversário para tentar bater os três. Manuel Fernandes faz uma finta para depois isolar um colega. Quaresma faz uma finta para depois rematar à baliza. 

As fintas valem pelo que dão à equipa a seguir.
Sou só mais uma pessoa a dar a sua opinião sobre um assunto, mas se conseguir mudar a forma como uma só pessoa olha para o futebol, já me dou por contente. 




Sem comentários:

Enviar um comentário