quinta-feira, 24 de setembro de 2015

ADN de craque - Irmãos Talentosos

Eden e Thorgan Hazard - Qualidade indiscutível de ambos, mais evidente num do que no outro. Eden é especial, integra facilmente o meu TOP 5 melhores do mundo, jogador mais desequilibrador da Premier League. Tem o terceiro melhor controlo de bola do mundo, atrás de Messi e Iniesta, tem uma capacidade de drible fora do normal, tecnicista. Tomada de decisão muito boa, maturidade acima do normal, criatividade lá em cima. Desequilibrador, é a melhor palavra para o descrever.
Thorgan não é tão protagonista como o irmão, mas está facilmente no TOP 3 melhores jogadores do Borussia M'gladbach desta época. Criativo também, qualidade no controlo e na condução de bola, visão de jogo média, mas qualidade de passe. Tem a veia desequilibradora do irmão, embora não lateje com tanta potência. Maduro, apesar da tenra idade. Gosta de assumir, não tem problemas em ajudar na defesa. Esforçado.


Kevin Prince e Jerome Boateng - Talento entusiasmante, personalidades extravagantes. Kevin Prince é o mais excêntrico, tanto dentro como fora de campo. A qualidade era indiscutível, mas os hábitos... Capaz do melhor e do pior, dentro e fora de campo. Como pontes fortes destacam-se a qualidade técnica, o remate, o drible. Protagonista na seleção do Gana. Capaz de solicitar um passe a 40 metros e colar a bola ao pé, na receção. Nem sempre o melhor no que toca à tomada de decisão, é também frequentemente ligado a escandâlos fora das quatro linhas, relacionados com bebida, tabaco e noitadas. Podia ter ganho muito se fosse muito inteligente. Gostava de o ter visto rumar a Alvalade, mas tal não aconteceu. 
Jerome é, atualmente, o irmão mais influente. Titular indiscutível no Bayern e na seleção Alemã, é para muitos um dos melhores defesas do mundo. Fortíssimo fisicamente, com uma propensão ofensiva exímia. Aptidão natural para o passe longo, fá-lo com frequência mas com qualidade. Não é dos mais inteligentes, mas é sem dúvida um central que dá garantias quer no ataque quer na defesa. Goleador. Líder. Não o colocaria no mesmo patamar de Hümmels, mas certamente no de Sergio Ramos. Neste momento, é titular em qualquer equipa do mundo. 

Yaya e Kolo Toure - Dois costa-marfinenses cheios de força, duas lendas no mundo dos irmãos futebolistas. Kolo já foi, em tempos, um grande central. Na altura jogador do Arsenal, era rápido, forte fisicamente, impulsivo, difícil de bater. Era capaz de ganhar um lance que parecia perdido, galgava metros atrás do avançado adversário, para conseguir aquele carrinho no limite, aquele encosto que tirava a oposição do lance. Também se aventurava no ataque, uma vez ou outra, lá fazia o seu remate do meio da rua. A maioria não passava longe.
Yaya é o perfeito exemplo de um box-to-box completo. Fortíssimo fisicamente, qualidade de passe, de remate, de drible, defensiva, na visão de jogo, na tomada de decisão... Qualidade em quase tudo no futebol. É capaz de parar um contra ataque 4x2 e de, na jogada a seguir, criar uma jogada de génio e fazer golo na baliza adversária. Capacidade incrível de segurar e proteger a bola. Protagonista incontestável na seleção da Costa do Marfim. É capitão, bate cantos, livres, penáltis, enfim. 


ADN  de craque.


1 comentário: