terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

À Conversa com Francisco Morgado

À conversa com Francisco Morgado, amigo e colega de equipa do ADR Pasteleira.

- Francisco, é um prazer ter-te aqui a discutir ideias e uma possível parceria no blog.

FM- O prazer é todo meu.




Quais são as características que mais aprecias num jogador de futebol?

FM-  “O Arquiteto” Andrea Pirlo disse uma vez, “o futebol joga-se com a cabeça, os pés são só as ferramentas”. Para mim esta frase define o que é um jogador de futebol e qual deve ser a sua maior qualidade dentro dos relvados, não é uma característica que se treina diariamente, mas sim algo que se desenvolve com o conhecimento do jogo, a inteligência. Esta define quem joga à bola e quem joga futebol. Diferencia o que se mete no meio de 3 jogadores e sai com uma finta monumental e um grande aplauso e o que se preocupa mais com a equipa e todas as suas ações revertem em função do coletivo. Nada é mais importante que esta qualidade no meu ponto de vista.

Quais são as características que mais aprecias num treinador?

FM- Um grande treinador no meu ponto de vista é aquele que puxa pelo jogador, motiva e faz dum jovem com qualidade um verdadeiro craque. Podem dizer o que quiserem sobre as melhores e mais importantes características de um treinador, mas falando por experiência própria posso dizer que a única que é indispensável para ser um grande treinador, é a qualidade de conseguir entrar na cabeça do jogador e pô-lo a ver o jogo de outra forma, tornando-o mais maduro e motivando-o. Há quem diga que um bom treinador é aquele que põe a equipa a jogar bonito, ou que consegue fazer com que a sua equipa alcançe muitas vitórias, penso que essa não é a forma correta de pensar e acho que as pessoas deviam começar a olhar para o futebol doutra forma estando mais atentas ao seu "backstage".

Sei que és do Sporting, prognósticos para vencedor do campeonato?

FM- Sou do Sporting, mas consigo analisar o futebol sem beneficiar a toda a hora o clube que apoio, sei ser correto nas minhas análises e olhar para todos os pontos de vista de forma igual. A meu ver nesta altura do campeonato, apenas o Sporting e o Benfica estão na luta pelo título, não descarto por completo o FC Porto, mas posso dizer que este se encontra uns furos abaixo do que nos tem habituado e este ano temos presenciado uma equipa onde há falta de jogadores que sintam o clube, joguem de corpo e alma.
Por outro lado, os rivais da 2ª Circular, estão ambos em boa forma, praticando bom futebol e acima de tudo eficaz. O fator Jorge Jesus dá vantagem à turma de Alvalade, pois o treinador leonino é considerado um dos melhores do mundo, e também pelo facto de já ter mostrado várias vezes que tem a fórmula para derrotar o rival. Espera-se então uma luta a 2+1 até ao final do campeonato.

Jogador preferido?


FM- Jogador preferido? Volto a falar de Andrea Pirlo, o atual jogador do New York FC que milita na liga norte-americana de futebol profissional. É um craque que admiro não só pela sua qualidade, mas também por ter um dom que poucos têm, que é fazer uma equipa jogar. Há vários jogadores que admiro: Pogba pela sua qualidade técnica, Cannavaro pela capacidade de liderança, Iniesta pela visão de jogo,… Todos jogadores fantásticos que deixam qualquer amante do desporto rei com água na boca, mas Pirlo é diferente. Sobressai-se pelo seu toque de bola, visão, e inteligência o que o leva a ser dos jogadores com mais classe do futebol mundial, fatores que admiro muito. O italiano revela-se uma peça fundamental , em qualquer clube por onde passa, pois com toda a sua qualidade, faz com que a sua equipa pratique um futebol atraente.

Sei que queres fazer parte do blog. Que assuntos pretendes abordar quando escreveres?

FM- Sim, gostava muito. Ao escrever aqui, pretendo abordar assuntos mais recentes do mundo futebolístico, coisas que tenham acontecido nos últimos anos e que vão acontecendo ao longo dos dias que passam, gostava também de falar sobre alguns aspetos táticos do jogo, mas penso que isso é algo para discutir num futuro próximo caso venha ou não a fazer parte deste blog.

Jogas futebol no ADR Pasteleira, o que achas da formação do teu clube e da importância da formação de um jogador para a sua carreira?

FM- Jogo no ADR Pasteleira há cerca de um ano e meio, e do que vi e vivi até agora, posso dizer que é uma casa com bastante qualidade no desenvolvimento do jogador como homem e jogador. Foi lá que aprendi tudo que sei sobre futebol, e que cresci como homem, tornando-me numa pessoa melhor em todos os aspetos. Por este emblema passaram jogadores como André Gomes (Valência), e Bruno Fernandes (Udinese). É um clube que está numa fase de “renascimento”, pois esteve parado, e sem funcionamento durante alguns anos.
Quanto à importância da formação para a carreira de um jogador, sinto-me obrigado a dizer que é imprescindível. Qualquer pessoa precisa de formação em qualquer área que trabalhe, seja na medicina, na construção civil, nas limpezas… e como o futebol não foge à regra, precisa também de ter a sua cuidadosa formação, a nível pessoal (como homem) e a nível profissional (como jogador).   

Melhor XI do mundo?

FM- Neuer, Lahm, Piqué, Varane, Marcelo, Busquets, Modric, Iniesta, Ronaldo, Suárez, Messi.

Melhor XI da Liga Portuguesa?

FM- Casillas, Maxi, Paulo Oliveira, Jardel, Layun, Danilo P, Adrien, João Mário, Gaitán, Slimani, Ruiz.

_________________________________________________________________

- Bom, resta-me dizer-te uma coisa: bem-vindo ao blog.



Sem comentários:

Enviar um comentário