domingo, 14 de dezembro de 2014

O Clássico - Antevisão

Adivinham-se 90 minutos de futebol intenso e atrativo no confronto de hoje entre FC Porto e SL Benfica.
Com 3 pontos a separar ambas as equipas, espera-se uma partida bem disputada que deliciará os adeptos do futebol português nesta que é uma das maiores rivalidades do futebol europeu. 

Apesar de ambas as equipas serem consideradas rivais equilibrados, o Benfica sabe que vir jogar ao Dragão não é coisa fácil, menos ainda quando as duas equipas disputam o primeiro lugar com uma distância pontual que pode ser anulada pelo FCP com uma vitória. Assim, poderíamos partir do princípio que o Porto leva uma ligeira vantagem para o jogo de hoje, devido ao chamado"fator casa".
Contudo, ninguém pode prever o que acontece dentro de campo e no que toca ao futebol jogado, penso que o Benfica vence o Porto nesse parâmetro. E isto acontece por uma razão muito simples: o equilíbrio entre os setores.
Neste aspeto parece-me válido afirmar que o SLB consegue defender e atacar com a mesma organização e qualidade, algo que o FCP já não faz tão bem. Não que não exista qualidade no ataque do Porto, porque existe e não é pouca, mas no que toca à defesa, a equipa azul e branca facilmente se desorganiza e permite situações de golo ao adversário. Ainda por cima, tendo noção dessa falha na organização que a defesa às vezes apresenta, juntam-se muitas vezes más decisões do setor mais recuado da equipa portista, como passes falhados no início do processo ofensivo ou simples desentendimentos entre os defesas que originam inúmeras situações de contra-ataque que o adversário pode e deve aproveitar. 

A verdade é que num campeonato como o nosso, estes erros da defensiva portista nem sempre são aproveitados da melhor forma, muito por demérito da equipa adversária. Porém, e há relativamente pouco tempo, tivemos a prova de que uma equipa com mais qualidade no ataque pode aproveitar esses erros e punir a defesa do FCP, como aconteceu no FC Porto x Sporting CP para a Taça de Portugal. Três golos do SCP que nasceram de erros da defesa do FCP e que foram eficazmente aproveitados pela equipa leonina.

Deste modo, o Porto tem que se precaver e evitar estes erros no decorrer da temporada, mas especialmente hoje, visto que o Benfica é uma das melhores equipas da liga a atacar, senão mesmo a melhor. E muito por culpa de Jesus, a organização do SLB nos três setores (defesa, meio-campo e ataque), pode vir a causar problemas aos dragões no clássico de hoje.

Ainda assim, a qualidade dos jogadores do Porto é incontestável, assim como a dos jogadores do Benfica, prevendo-se por isso um jogo bastante tenso e equilibrado. Se tivesse que apostar, seria em pelo menos um golo de cada equipa, mas torna-se extremamente difícil prever o resultado de um Clássico. Certeza só a de que hoje se vai assistir a um grande espetáculo, num grande estádio, entre duas grandes equipas. 

Que comece o clássico!

Sem comentários:

Enviar um comentário