terça-feira, 1 de setembro de 2015

O futebol há 15 anos atrás

Ontem liguei a televisão e passei pela RTP Memória, onde estava a dar um jogo entre Sporting e Académica, de 1998. Decidi ver meia hora, para que pudesse tirar algumas conclusões acerca do futebol português do século passado. Isto foi o que recolhi de trinta minutos a ver a partida:

- o jogo baseia-se em fazer dois, três passes com o intuito de ganhar espaço para poder bater a bola na frente. Noção de temporizar completamente inexistente, noção de circular por dentro do bloco adversário é nula, setores mais afastados que Portugal e a Austrália. 

- a cada três passes a bola é entregue ao adversário, jogo altamente partido, jogado aos repelões.

- mentalidade dos adeptos do Sporting bem patente, assobiam a equipa se esta faz mais de 5 passes sem perder a bola, querem bola na área a todo o custo, o mais rápido possível.

- oportunidade reais de golo: zero. 

- Mentalidade dos relatadores e comentadores espelha bem o que era o futebol desta época, uma vez que se entusiasmam e levantam a voz sempre que a bola é batida para a área, mesmo que não dê em nada.

- Bastante agressividade, mas sem objetivo. Os jogadores saem com tudo à bola, são raras as vezes em que vemos uma compensação ou uma contenção. Jogo muito faltoso. 

- Não há um único livre batido de forma curta, as bolas são sempre bombeadas para a área, assim como os guarda-redes saem sempre com um chutão para a frente.

Posso ter tido azar, mas fiquei com a sensação que falta qualidade aos jogadores,  não têm toque de bola, falham receções, passes, não sabem nem conseguem jogar a um toque.

Sem comentários:

Enviar um comentário