segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Estará Nani no campeonato certo?


Após 7 épocas em Old Trafford, Nani regressou a Alvalade no início da Época 2014/2015, sobre a condição de empréstimo de uma temporada.
Porém, e com a 11ª jornada à porta, coloca-se a seguinte questão: Será que o lugar de Nani é no Campeonato Português?

Analisemos as estatísticas do extremo leonino: desde que voltou a Portugal, Nani fez 14 jogos com a camisola do Sporting CP, todos na condição de titular. 10 desses jogos inserem-se nas competições internas, sendo que 9 foram jogos para o campeonato e 1 para a Taça de Portugal. Nani marcou 2 golos na Liga e 1 numa importante vitória frente ao FC Porto, no Estádio do Dragão, na primeira eliminatória da Taça de Portugal. Todavia, onde Nani se tem destacado mais, é, ironicamente, nas competições europeias e, mais concretamente, na Liga dos Campeões, onde apontou 3 golos em 4 jogos, que resulta numa média de golos por jogo bastante impressionante. 
Desta forma, Nani é sem dúvida uma mais-valia para os Leões, e um profissional que qualquer equipa no Campeonato Português gostaria de ter no seu plantel. 
Depois de analisarmos o percurso deste grande internacional português, chega a hora do veredicto: Nani é um enorme jogador que poderia atuar em qualquer grande campeonato internacional, sem dúvida, porém considero que o Campeonato Português não é o melhor para Nani, uma vez que o seu talento é, possivelmente, grande de mais para o nosso campeonato. É verdade que o futebol português é conhecido por apostar em jogadores quando estes estão no início da sua carreira e de os lançar mais tarde no mercado internacional. É também verdade que nascem no futebol português futebolistas de imensa qualidade, como são os casos de Cristiano Ronaldo (SCP), James Rodriguez (FCP), David Luiz (SLB), entre outros. Mas neste específico caso, Nani já deu "o salto" há muito tempo, e, sendo já um jogador maduro, voltar às suas origens aos 28 anos poderá não ser o melhor para ele. Por fim, resta esperar que o extremo continue a grande época que está a fazer e que permaneça a encantar todos os adeptos do futebol português, até porque todo o seu brilho já fez com que o Manchester United anunciasse que quer Nani de volta em Janeiro. 

Não poderia concluir este artigo sem o dizer: Feliz Aniversário, Nani!

1 comentário:

  1. Pode vir a deixar de estar, hoje no final do jogo questionado sobre a possibilidade de voltar a Manchester disse: "Não digo que não".
    Seria uma perda muito grande para o Sporting, a qualidade de jogo iria certamente descer muito, mas temos que ser justos, o lugar do Nani é num clube como o Man.Utd.

    ResponderEliminar