domingo, 23 de novembro de 2014

Leo Messi - A Lenda Viva


Lionel Messi voltou a escrever o seu nome na história ao apontar ontem um hat-trick frente ao Sevilha e, ao superar o número de golos de Telmo Zarra (251), tornou-se o novo melhor marcador de sempre da Liga Espanhola. O argentino leva já 253 golos no campeonato espanhol e é sem dúvida um dos melhores profissionais que alguma vez pisou os grandes relvados.

Tudo começou no dia 24 de junho de 1987, em Rosário, na Argentina, quando o craque nasceu. 7 anos depois iniciava-se no mundo do futebol no Newell's Old Boys. Jogava frequentemente futebol na rua, com os irmãos, contra adversários de idades até os 18 anos. Sonhava tornar-se um grande jogador de futebol como muitos outros rapazes da sua idade, que admiravam lendas como Pelé e Maradona. Porém, o futuro de Messi parecia estar ameaçado quando lhe foi diagnosticado, aos 11 anos, um grave problema hormonal que o impedia de desenvolver os seus ossos e, consequentemente, de crescer. O jovem necessitava de um tratamento que tinha como base injeções alternadas nas duas pernas diariamente mas que custava 900 dólares por mês, montante que a família Messi não podia gastar. Perante a rejeição por parte do Newell's em financiar o seu tratamento, Leo foi oferecido ao River Plate. Aos 14 anos, La Pulga foi convidado para ir jogar e viver para a Europa, mais concretamente para o Barcelona, que se oferecia para pagar os tratamentos do argentino e de lhe oferecer casa e trabalho aos pais. Desenhava-se um futuro mais risonho para o jovem argentino e, com a ajuda do Barça, conseguiu crescer 30 centrímetros em 30 meses.
Durante o seu percurso nas camadas jovens do Barcelona, foi abordado por Arsène Wenger para rumar ao Arsenal, algo que aconteceu com Cesc Fábregas.
A estreia do astro argentino pela equipa A do Barcelona deu-se, curiosamente, num jogo amigável contra o FC Porto, na inauguração do Estádio do Dragão.
Começava assim uma carreira inacreditável no futebol europeu e conquistou definitivamente o papel de estrela da Catalunha a partir de 2008. Todos os dribles, todos os golos, todos os lances de génio, se resumem num outro feito absolutamente histórico, vencer a Bola de Ouro por 4 anos consecutivos, em 2009, 2010, 2011 e 2012.
É difícil e talvez até injusto usar meras palavras para descrever todo o percurso descrito por Leo na sua carreira no Barcelona por isso anexo a este artigo um vídeo de todos os 253 golos deste verdadeiro mago do futebol. Lionel Messi, o melhor marcador de sempre do campeonato espanhol e um dos melhor jogadores de todos os tempos.




Sem comentários:

Enviar um comentário