quinta-feira, 27 de novembro de 2014

A Equipa do Ano


As grandes decisões aproximam-se e com as votações abertas no site oficial da Uefa, decidi submeter o onze que eu considero ser o melhor do ano de 2014.

1. Manuel Neuer: Começamos pelo primeiro dos cinco jogadores do FC Bayern deste plantel. O guarda-redes alemão é sem dúvida o melhor na sua posição e está próximo de completar mais um ano de exibições ao mais alto nível. Destacam-se os prémios de Luva de Ouro no Mundial 2014, que venceu frente a Argentina, um lugar na lista de 3 jogadores concorrentes ao prémio de Melhor Jogador Europeu da Uefa, e o prémio de Jogador Alemão do Ano, ganho pela segunda vez, em Agosto deste ano. Merece o seu lugar no 11 do Ano.

2. Philipp Lahm: Mais um jogador do Bayern, mais um campeão do mundo. Lahm foi uma peça fundamental na conquista da Bundesliga e na conquista do Campeonato do Mundo, jogando todos os minutos da campanha alemã no Brasil, para depois anunciar o seu afastamento da seleção, aos 30 anos de idade. O lateral que pode também jogar no meio-campo foi importantíssimo a ajudar o Bayern a bater o record de vencer um campeonato com o maior número de jornadas por jogar (7). A sua capacidade de liderança e a sua indiscutível qualidade, fizeram-no ganhar uma vaga na Melhor Equipa do Ano.

3. Sergio Ramos: O defesa merengue foi um jogador crucial na conquista da 10ª Taça dos Campeões Europeus por parte do Real Madrid, ao apontar 2 golos na meia-final frente o FC Bayern e 1 golo nos descontos na final da competição, que ditou a reviravolta do marcador. Venceu a Supertaça Europeia e é, dos defesas nomeados, o que mais golos apontou (9). Não poderia ficar de parte deste onze.

4. Mats Hummels: Apesar de uma época marcada por indesejadas lesões, o central do Borussia Dortmund ajudou o seu clube a alcançar a final da Taça Alemã, onde acabaria por ser derrotado pelo eterno rival Bayern, perdendo por duas bolas a zero. É mais um dos alemães que teve uma excelente prestação no Mundial 2014, apontando dois golos no torneio e jogando em 6 dos 7 jogos realizados pela seleção alemã, incluindo os 120 minutos da grande final contra a Argentina. É um grande defesa central que merece este posto.

5. David Alaba: O jovem lateral austríaco foi um defesa sólido do Bayern durante toda a temporada, participando em 40 jogos durante toda a temporada, em que apontou três golos. Ajudou o colosso alemão a tornar-se novamente Campeão Nacional e vencedor da Taça da Alemanha, alcançando também as meias-finais da Liga dos Campeões. O jovem de 22 anos tem muito talento do qual pode e deve ser tirado proveito, mas considero que apesar da tenra idade é merecedor da honra de estar inserido na Team of the Year.

6. Toni Kroos: O internacional alemão foi indispensável na conquista de mais um título de Campeão da Alemanha por parte do Bayern, ao marcar na vitória por 3-1 frente ao Hertha BSC que confirmou a conquista do troféu. Foi titular em todos os jogos realizados pela seleção do seu país durante o Campeonato do Mundo e marcou dois golos na meia-final contra a equipa da casa, o Brasil. Foi transferido para o Real Madrid pouco depois do fim do Mundial 2014 e estreou-se com o troféu da Supertaça Europeia. É um dos melhores do ano.

7. Arjen Robben: O craque holandês faz parte do conjunto de jogadores do Bayern desta lista e é, sem dúvida um dos mais influentes da equipa. Marcou o primeiro golo na conquista da Taça Alemã e apontou 18 golos e 11 assitências em 44 jogos. Levou a seleção do seu país a conquistar a medalha de bronze no Campeonato do Mundo, apontando 3 golos no torneio, 2 deles contra a detentora do título de campeã na altura, a Espanha. Alcançou também a meia-final da Champions ao serviço do Bayern e é um jogador cuja presença nesta lista não oferece qualquer constestação.

8. James Rodríguez: O jovem colombiano foi o Rei das Assistências na Ligue 1, quando jogava ainda ao serviço do AS Monaco. Tal como Kroos, assinou contrato com o Real Madrid e venceu a Supertaça Europeia na sua estreia pelos merengues. Marcou no seu primeira jogo de Champions pelo Real e foi considerado o Melhor Marcador do Mundial, com 6 golos e 2 assistências. Venceu também o prémio de Melhor Golo do Mundial e levou a sua seleção a uns históricos quartos-de-final. É um forte candidato a vencer o Prémio Puskas e, com 18 golos e 13 assistências em 40 jogos, é um dos craques da Equipa do Ano.

9. Cristiano Ronaldo: Ronaldo é já um dos jogadores com lugar cativo neste conjunto. Depois de uma temporada genial ao serviço do Real Madrid, onde se tornou o jogador com mais golos marcados numa só edição da Liga dos Campeões (17), o extremo português foi o jogador mais importante da equipa espanhola na conquista do troféu pela 10ª vez. Venceu o prémio de Melhor Jogador da Europa, da Uefa, e apontou 50 golos e 16 assistências em 42 jogos. O madeirense começou a nova época em grande, apontando 13 golos (incluindo três hat-trick) nos seus primeiros 6 jogos da Liga Espanhola. Era impensável não o incluir.

10. Lionel Messi: O astro argentino não é estranho a esta lista e volta a estar presente este ano, por razões bastante óbvias. Messi tornou-se o melhor marcador de sempre da liga espanhola, ultrapassando Zarra e o melhor marcador de sempre da Liga dos Campeões, ultrapassando Raúl. Ganhou também o título de melhor marcador de sempre do seu clube e o de jogador que mais marca no El Clásico. Foi considerado o melhor jogador do Campeonato do Mundo e ajudou a Argentina a conquistar um justo segundo lugar na prova. Apontou 43 golos e 17 assistências em 48 jogos. Os números falam por si.

11. Thomas Müller: Concluimos a Equipa do Ano com o avançado alemão Thomas Müller, Campeão da Alemanha e Campeão do Mundo. Müller apontou 4 golos no torneio, três deles num só jogo, contra Portugal. Assinou 25 golos e 13 assistências em menos de 50 jogos, tornando-se assim num dos "fator-chave" do Bayern durante toda a temporada, marcando também na final da Taça da Alemanha. Müller é um jogador extremamente inteligente e muito completo que tem, aos 25 anos, uma carreira pela frente para conseguir ainda mais títulos tanto a nível nacional, como internacional. Encerra assim a lista de Melhor Onze do Ano. 

Sem comentários:

Enviar um comentário