quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Isco - Talento Infinito

Isco. O jogador que mais gosto de ver jogar do Real Madrid. Mais que Bale, Benzema ou Ronaldo. O jovem médio espanhol é provavelmente a única razão para eu seguir um jogo dos merengues. Porquê? Simples. Porque Isco é mágico. Um verdadeiro talento. É um driblador nato, dotado de uma capacidade de controlar a bola absolutamente impressionante. Eu chegaria mesmo a dizer, afirmação ousada esta, que Isco é o segundo melhor driblador do mundo, atrás apenas de Messi.
Provavelmente, quem segue este blog estará já a pensar que estou a exagerar, que o miúdo é bom mas que não chega aos calcanhares de Ronaldo no que toca ao drible, por exemplo. Mas eu digo-vos que, não só chega, como o ultrapassa também. E por uma razão muito simples: é que Isco não usa o físico para passar pelos adversários. Ronaldo tem uma taxa de sucesso elevada porque se auxilia do poder de aceleração, da velocidade, da força para passar pelos adversários, muito à semelhança de Bale. Já Isco não. Talvez por não ter a velocidade nem a pujança de Ronaldo, o espanhol controla e conduz a bola de uma forma quase perfeita, que lhe permite galgar metros no terreno sem ter que disparar numa arrancada louca. O seu dom permite-lhe jogar com calma, enquanto que Ronaldo ou Bale têm logo que explodir para passar mais facilmente por quem os marca, apostando assim mais no corpo e menos na técnica.

Para além da tremenda qualidade, Isco traz ao jogo aquela mentalidade jovem e irreverente. Quase parece que brinca dentro de campo, que não vê o futebol como uma profissão, mas sim como um hobby, que joga para se divertir. E esta filosofia de jogo é algo que, na dose certa, traz uma alegria ao jogo e desperta um sentimento nos adeptos praticamente indescritível. Eu falo por mim, a mentalidade de Isco é daquelas coisas raras num futebolista (recordo-me agora de Ronaldinho, que tinha também essa característica), mas que traz ao futebol uma misticidade que se torna difícil de explicar usando meras palavras. 


Por isso, deixo um vídeo anexado que nos dá uma ideia do que Isco é capaz de fazer com o esférico. Esperemos que continue a evoluir e que se torne num dos melhores jogadores do mundo, pois qualidade não lhe falta.

Sem comentários:

Enviar um comentário