terça-feira, 3 de março de 2015

O que é a técnica?

Há bem pouco tempo o meu treinador fez-me a seguinte pergunta: "O que é, para ti, a técnica?"
Antes que eu pudesse estruturar uma resposta, ele diz: "Técnica é o passe e a receção, tudo o resto são recursos."
Ora, depois de pensar no assunto, cheguei a uma conclusão sobre o que é, de facto, a técnica. Do meu ponto de vista, técnica é a capacidade de desempenhar certas ações que envolvem o contacto direto com a bola. Assim, o passe e a receção incluem-se na técnica, certamente, assim como o remate, a finta e o drible.
Deste modo, a técnica diz respeito a uma parte mais motora do jogo, que varia de acordo com as capacidades de cada um. Por exemplo, quando falamos em posicionamento, em desmarcações, em tomada de decisão, falamos de aspetos mentais do jogo, que não dizem respeito à técnica. Contudo, uma boa tomada de decisão, por exemplo, exige sempre uma boa execução, parâmetro esse que já se insere na técnica. Concluimos assim que capacidades mentais e motoras andam, frequentemente, de "braço dado" no futebol.


Ainda sobre a afirmação do meu treinador, podemos distinguir a presença de um outro conceito: recurso. Ora para ele, um recurso é, simplesmente, tudo o resto que não o passe e a receção.
Mais uma vez, discordamos. Na minha opinião, um recurso é um elemento técnico do jogo que não é essencial na hora de marcar golo (objetivo primário de um jogo). Assim, ao afirmar que tudo o resto, que não passe e receção, são recursos, o meu treinador defende que o remate, por exemplo, é um recurso. Ora tendo em conta a minha ideia do que é um recurso, o remate não se encaixa nesta divisão, uma vez que, sem rematar, não se marcam golos. É portanto um elemento essencial do jogo e, por isso, não se engloba nos recursos. Por outro lado, a finta é um recurso, uma vez que não precisa de haver fintas para haver golos. 


Concluindo, a técnica é a capacidade de desempenhar uma ação que envolva o contacto direto com a bola (passe, drible, finta, remate) e um recurso é um elemento que pode ajudar ao golo, mas que não é estritamente necessário para que o mesmo se verifique. Desta forma, os recursos inserem-se na técnica, mas nem tudo o que é técnica se insere nos recursos.

Sem comentários:

Enviar um comentário